quarta-feira, 8 de abril de 2009

Desfragmentação Otimizada para seu HD.

Fragmentar significa separar, e dividir em partes. Porque é importante desfragmentar o HD?

Para se entender de forma fácil e bem legível o sistema de armazenamento de dados de um HD é simples, o HD é na verdade por dentro um disco. E esse disco quando está vazio e começar a arquivar o seus dados, começa no centro e segue gravando como uma espiral que com mais dados armazenados mais cheio ficará. É aí que mora o problema, muito espaço que é utilizado no HD diariamente, são dados flutuante que não tem valor (arquivos temporários por exemplo) e nós vamos apagando e armazenando mais.

Porem quando um disco está todo preenchido, e apaga algum arquivo , esse disco fica com um "buraco"(espaço livre para dados), e à medida que os buracos vão surgindo, e os dados vão entrando, o HD utiliza o espaço vazio para preencher com o possível de dados e manter todos os dados o mais perto do seu centro.

É aí que acontece a fragmentação, com os seus dados fragmentados pelos "espaços que foram preenchidos" no hd, para se ler algum arquivo por exemplo, ele pode ter seus arquivos necessários, ou até ele fragmentado pelo HD, aí a leitura do acontece em partes por todo ele, tem que ficar indo "lá e acolá" para ler todos os dados necessários para executar uma tarefa.

Quando você desfragmenta os dados do seu HD, você os deixa todos perto uns dos outros, e isso significa que o espaço físico que o HD tem que ler é mais perto.
É por isso que seu computador pode ficar mais rápido. Se estava lento, pode ser porque seus dados estavam uma bagunça.

Para se acontecer uma fragmentação bem sucedida. Seu HD tem que ter no mínimo 15% do espaço livre, para o espaço livre do HD ser onde o Software de desfragmentação vai alocar os dados fragmentados temporáriamente, e "fazer buracos" para os dados de um mesmo arquivo junto.

Você pode desfragmentar pelo seu sistema operacional,
ou pode usar programas que façam tal tarefa de maneira otimizada, como alocando dados por Data de modificação, isso faz com que todos os arquivos de um mesmo programa ou jogo instalados na mesma data vão ficar juntos, e o jogo vai apresentar bom desempenho, porque o jogo precisa não só de arquivo mas de até milhares deles.


Deu pra entender tudo bem claro sobre o conceito de desfragmentação de Discos Rígidos?

O programa para desfragmentar segue no link abaixo
http://www.4shared.com/file/97503595/6e0914a0/Defrag8Pro_menosbitsblogspotcom.html

Aproveitem!

51 comentários:

  1. é uma boa dicaa..
    ;DD

    -----------

    Você é fã do universo otaku??
    quer saber de tudo e mais um poucoo?
    adora animes, mangás, games e derivados ??
    então não deixe de acessar
    e comentarr..
    123pontinhos tudo isso e muito mais...
    http://123pontinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sua dica foi muito boa. Eu sempre desfragmento, mas tem muitos leigos que nem sabem o que é isso. Sem contar que a sua linguagem é muito prática, de fácil entendimento.

    Aconselho o amigo a instalar o dispositivo que permite que as pessoas sigam o seu blog. Eu mesmo serei um. Gostei bastante do conteúdo.

    Parabéns!

    Abraço!
    http://eu-amo-a-ey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário lá no meu blog!!!

    Já tinha visitado seu blog e gostei muito mesmo não entendendo quase nada de computador!!!!


    Não deixe de aparecer por lá!!!

    Abraço
    http://jansenmotta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. boas dicas, sucesso sempre!!!!Abrços

    ResponderExcluir
  5. Interessante! Pen a que meu pc não teve o sufiente de 15% e por mais outros problemas estragou.=//

    ResponderExcluir
  6. Ficou bem explicado, adorei as dicas!
    Parabéns e Sucesso!

    beijos... :*
    http://justusandme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu uso programas para desfragmentar se não perco muitoooo tempo ;D

    ResponderExcluir
  8. Puxa, finalmente uma dica realmente util!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  9. ótima dica
    Gostei bastante do seu blog, até porque não intendo muito de tecnologia
    Muito obrigada pelo seu comentário no meu blog, ficou melhor que me pobre texto...
    Volte lá sempre que puder

    http://amandavitoria-turista.blogspot.com/
    bj
    agradeço desde já

    ResponderExcluir
  10. opa
    boa informaçao eu direto tenhu duvidas relacionadas a info

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Boa dica, principalmente pra quem não entende nada de pc e afins como eu! \o

    Beijo Beijo

    Rafinha

    http://diariodeumahumorista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. muito bom seu blog !!!
    dicas interessantes...


    abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Precisava msm a aprender fazer esses 'trequinhos'.
    Meu pc precisa de um 'exorcismo' td dia, praticamente.

    ..hiashdiausd..

    http://adytaness.blogspot.com/

    [ Visite-o ]

    ResponderExcluir
  14. muito bom!!!
    vou desfragmentar meu hd hoje mesmo!!!
    parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  15. ae vlw pela dica, de parabéns pelo blog (y)

    http://lucasmarreiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Hmmmm..agora intendi! sahasuhsauhsausa
    Mintira, num intendi lah mta coisa....mas cm tem ki desfragmentar, desfragmentaremos sempre! sahsuhauhsauasha
    Bju

    ResponderExcluir
  17. Eu jah comentei aki, mas eu tinha esquecido de fazer a desframentação e então foi bom vir aki de novo porque eu me lembrei!!


    hehe

    ResponderExcluir
  18. Se vc num postar algo novo eu vou continuar comentando esse post infinitamente!!

    ResponderExcluir
  19. Ótimaa Dica...
    vo baixar o programa..
    ;)

    http://papos-teen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sou blogueiro mas totalmente analfabeto na linguagem da computação, hardwares e softwares

    ResponderExcluir
  21. Mto boa dica...

    Já faço isso nos meu Pcs..


    Obrigado pelo cmoents no meu bog, se kizer passar lá tme um novo post mto interessante...


    www.colunasdehercules.blogspot.com


    abrçs

    ResponderExcluir
  22. boa dica essa...para quem não sabe como eu...agora sei oke significa valeu....

    ResponderExcluir
  23. sua dica é valiosa
    eu vou ver se faço isso, essa semana ainda, meu pc ta precisando

    ResponderExcluir
  24. olá obrigado pelo comenario... só para esclarecer a informação sober a Coca-Cola... há controversias em relação ao uso de extrato da folha de coca.... que seria o ingrediente nº 05 na receita da empresa, a Coca-cola nega usar esse estrato e informa que o sabor original vem da Noz de Cola e um ingrediente secreto que é protegido...

    Porem há especulaç~]oes, o gverno do peru afirma que a empresa compra sim folhas de Coca do país e um laudo brasileiro diz que há extrato da folha mas realmenre descocainada... então ainda é um mistério...
    pois tem muita gente de olho na fórmula secreta desse refri.. e esss laudos e informações que aparecem podem ser somente medidas para fazer com que a empresa reele seu segredo..

    Mas muito interessante a sua observaão.. realmente faltou isso no meu post....


    Abrçs....

    Qdo atualizar aki.. da um pulo lá pra me avisar...

    ResponderExcluir
  25. mas heeein? auhsuahsa
    fiquei na mesma, nao mexo com essas coisas
    computador pra mim é praticamente orkut, blog e trabalhos da faculdade, fora isso nao me meto a fzr mais nada.
    deixo pra quem entende.
    rs

    ResponderExcluir
  26. Ótima dica, útil e fácil!
    Blog massa tambem!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. to precisando desfragmentar mas quando fiz das ultimas vezes, usando a ferramenta que vem no runwindows xp, o win xp foi corrompido e perdi tudo.

    legal né? ehehh.. acho que deve ser o desfragmentador do windows xp.. mas na duvida vo ter que deixar assim mesmo.


    http://sasdelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Humm..
    eu faço isso periodicamente no meu PC.
    Ok, ultimamente não tenho feito. Mas o post me lembrou de fazer.

    legal.




    http://putoanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Após fazer esta segunda visita ao seu blog, acabei de crer que o meu computador tem uma dona má, muito, má!

    rs...

    Poxa vida, me deu até vergonha!

    Estou parecendo até aquele povo que compra um carro e acha que é só colocar gasolina e sair andando (não observam o óleo, não colocam aditivo e por aí vai...).

    Estou gostando muito das suas dicas!

    Kiso!


    http://www.garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Também não entendo muito dessa linguagem da informática. Mas sei que precisava fazer um defrag no meu computador... Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  31. Não é difícil, só parece chato de se fazer...hehe

    ResponderExcluir
  32. A desfragmentação realmente dá uma melhorada no desempenho. Já fiz algumas vezes...

    Abraços!

    http://solucomental.blogspot.com/
    http://ladobdiscotrash.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Meu, eu sempre esqueço de fazer... Mas falam que pra fazer, tem que deixar o pc só fazendo isso, é verdade? é bom fazer uma limpeza de disco também!

    ResponderExcluir
  34. Vo tentar . Parece que melhora mesmo'
    www.conexaotoonami.blogspot.com /vote na enquete , seja parceiro , entre na comu.

    ResponderExcluir
  35. Como já disse antes. Blog útil e legal.

    ResponderExcluir
  36. oi..
    estou aqui novamente rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  37. cara, sabe que eu nunca fiz isso... nunca desfragmentei... de quanto em quanto tempo você acha importante fazer isso? quanto tempo demora?

    ResponderExcluir
  38. rapaz disse que era leigo, mas tinha falar a verdade, desfragmentar, eu sei um pouco, muito pouco ...mas sei, mas valeu a dica.

    ResponderExcluir
  39. Não sei por que meu PC "adora" travar no meior de um defrag... Humpf! Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  40. cara, eu sinceramente tenho consciência de tudo isso, mas perdi o custume de fazer uma desfragmentação periódica no HD... :/

    ResponderExcluir