sexta-feira, 17 de abril de 2009

Melhorar o desempenho do Windows XP

O Windows XP já é rápido. Mas ele pode ficar mais ágil se você desabilitar serviços e "enfeites" desnecessários. Vamos ver como fazê-los:

:. Libere 20% de sua banda de rede/Internet

O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que "reserva" 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio(Sabe-se lá para que). Para desabilitar isso, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):

a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.
b. Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
c. Selecione, na janela esquerda, "Agendador de pacotes QoS". Na janela da direita, dê duplo-clique na em "Limitar largura de banda reservável".
d. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha "Limitar % da banda", digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
e. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na Conexão Local e selecione Propriedades.

Em Propriedades da conexão local, clique "em configurar" abaixo da expressão "Conectar usando:" ao lado de onde aparece o modelo da sua placa de rede.
Na aba Geral, habilite o 802.1p QoS (se já estiver habilitado, deixe como está).
Reinicie o computador.

Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefício real desta dica.

:. Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft
Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendará enviar informações à Microsoft. Para evitar isto, vá nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avançado > Notificação de Erros, e selecione "Desabilitar a Notificação de Erros".


:. Opções Visuais
O WinXP é bonito, traz inovações visuais interessantes. Mas isto consome recursos do micro, principalmente se sua placa de vídeo não é muito robusta. Desabilitar estas opções deixará seu equipamento mais veloz, independente da configuração (claro que isso pode ser mais ou menos perceptível de acordo com a robustez do equipamento). Para fazer as alterações, vá no Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações.

Em Efeitos visuais, eu recomendo que desabilite todos os efeitos, menos...
Deixe somente três efeitos visuais ativados.
"Mostrar conteúdo da janela ao arrastar" - ATIVADO
"Usar estilos visuais em janelas e botões" - ATIVADO
"Usar sombras subjacentes de ícones da área de trabalho" - ATIVADO
"Usar tarefas comuns em pastas" - Opcional

Uma opção normalmente desnecessária que também consome recursos é o "Desktop offline". Este recurso permite que outras pessoas através da rede ou Internet possam ver seu Desktop (Área de Trabalho). Para desativá-lo, siga os seguintes passos:

Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa "Tornar esta página disponível offline".

Ainda nas propriedades de vídeo, lá na aba Geral, pode-se desativar o Assistente para Limpeza da Área de Trabalho (Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > desabilitar "Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias". Este recurso varre e remove da área de trabalho ícones de programas que já não existem ou foram modificados. Como fica residente, também consome recursos – a limpeza pode ser feita manualmente.


:. Habilitando o modo UDMA/66 e superior
Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar "DMA se disponível".

:. Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápido
Se há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento? Para isto, temos que seguir algumas etapas:

a. Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.
b. Na aba Usuários, desabilite a opção "Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador" e clique em Aplicar.
c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.
d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em "Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff" e desabilite as opções "Use a tela de boas-vindas" e "Use a Troca Rápida de Usuário".

:. Desabilite programas desnecessários da inicialização

Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem aspas). Na aba Iniciar, desabilite os programas que não quer que iniciem junto com o Windows.


:. Explore outras máquinas da rede mais rapidamente.

Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefas agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura por outros micros da rede seja bem mais ágil. Siga as etapas abaixo:
Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.


:. Deixe o menu Iniciar mais rápido

Vá em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem aspas), pressione OK.

Vá em HKEY_CURRENT_USER/ControlPainel/Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o botão direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 10 (zero). Reinicie o micro e veja a diferença.


:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual)


Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione "sem arquivo de troca", clique em Definir e OK.

Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.

Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

117 comentários:

  1. Olá!

    Olha... eu tenho que confessar que não sou a pessoa mais bem informada quando o assunto é informática. Logo, achei o teu blog super interessante, há dicas muito úteis aqui.

    Infelizmente, não poderei ler todo o post (estou no pc do trabalho! rs...), mas chegando a casa, quero aplicar algumas de suas dicas no meu computador!

    Kiso


    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, estava precisando mesno d umas dicas...muito bom mesmo...parabens!

    ResponderExcluir
  3. a dica é boa
    vou seguir os procedimentos AGORA.

    valeu!!

    http://sasdelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uau,
    texto grande.. mas eu li até o final.
    E mesmo não tendo feito nada disso - fica a dica.
    Legal.




    http://putoanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. boa dicas
    eu vo esperemintar
    ^^

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  6. Opa.. mais uma dica boa.. valeuu :)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post o_o!

    O meu pc não reconheceu o comando gpedit.msc mesmo eu estando como administradora, não sei o motivo. Mas tentarei seguir as outras dicas.

    Parabéns pelo blog, sucesso!
    Fique com Deus :*

    ResponderExcluir
  8. Boa dica e parece relativamente fácil... Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!

    visita meu blog tbm!

    http://gratismegadownloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Legal o post!

    http://programasinteressantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oteeeeeemas dicas. Muitom bom o blog tb.
    Mas nunca fui bom tecnico no pc ehe

    Abçs

    ResponderExcluir
  12. Pena que meu Windows é 2000. Não poderei utilizar estes macetes.

    ResponderExcluir
  13. É muito interessante de sua parte postar dicas assim.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  14. dá dicas pra quem tem o Vista, com ele tudo é meio pacato e complexo.. Mas, num quero colocar o Xp de volta,rs..

    ResponderExcluir
  15. Dicas legais, mas sinceramente nem li td... Não sou preguiçosa nem nd... mas eu sou meiu topeira p/ computador...pago p/ deixarem a makina melhor!! ashaushasusa
    Bjaum

    ResponderExcluir
  16. cara, valeu pelas dicas... tava precisando mesmo dar uma ajeitadiinha no meu PC... HAHAHA
    se pudeer: http://brunosass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. opa interessante essa dica
    eu por exemplo to sempre cum net lerda mesmo tendo 6 mega shaushaushaus

    ResponderExcluir
  18. Oun super interessante mais eu não uso Windows uso Linux
    HIUASHUAIHIUAHSA
    veio no PC e ainda n tive a capacidade de instalar o windows XP
    =/
    Parabééns pelo blog
    as dicas são excelentes

    ResponderExcluir
  19. ebaaaa...entrei por acaso e adorei as dicas ^^

    ResponderExcluir
  20. Puta q o pariu veio, minha internet ficou mais turbo do q ja era , valeo msmo a dica , vou espalhar pra geral e postar no meu blog tambem

    ResponderExcluir
  21. Olá! Achei muito bacana a proposta de seu blog.

    Suas dicas são bastante interessantes, não tem nada mais chato quando o pc empaca. Algumas delas eu já conhecia e outras vou aplicar já já.

    No mais, estou acompanhando o seu blog. Um ótimo domingo e até mais.
    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Ola amigo, queria saber como consigo esse template, ele é simplesmente demais! desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado pelos elogios! seu blog é show, meu marido vai adorar. Bjsssssss da * Poderosa *

    ResponderExcluir
  24. interresante isos hem...vou tentar fazer no meu..aki;...

    ResponderExcluir
  25. Gostei das dicas, amigo vou seguir pra melhorar meu desempenho no XP. abraço

    Se der visita:

    www.bloggdoleao.blogspot.com

    ou

    www.humaitaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Show de bola as suas dicas! Principalmente essa dos 20% da conexão. Vou explorar todas as dicas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Cara, nunca ia imaginar q isso existia! Muito legal, mas eu n gosto de mexer no sistema do pc n. (tenho medo d fazer besteira pq n entendo nada) ehuheuehhe
    O blog tá show! Várias dicas de informática!
    Abraço

    http://furdunconosemaforo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Meu computador, o mais lerdo de todos. O pior é que eu não tenho paciência pra tentar deixá-lo mais rápido.



    http://quartodealuguel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Cara, valeu, estava mesmo precisando dessas dicas... meu pc tem pouca memória... será que essa dicas podem me ajudar?!

    Há, estou se tornando seguidor como prometido na comunidade do blogger no orkut...te´mais!

    abraço!

    ResponderExcluir
  30. valew a dica
    http://drehosbourne.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. legal hein
    blog 'salva vidas
    bela iniciativa

    ResponderExcluir
  32. aah eu uso vista :) hauhau
    mas muita gente ainda usa xp né, então vamos ajudá-los! hauhaua
    adorei a dica viu! muito bem explicada :)

    ResponderExcluir
  33. obrigado pelo comentário.
    sempre visito o seu blog, é mto bom e o assunto é de meu interesse.

    http://sasdelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Eu inteh jah comentei akew neah?? sahasuhasu
    Continuo sem saco p/ essas paradas de pc O.o

    Bju

    ResponderExcluir
  35. Valeu pela dica e a explicação passo a passo! Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  36. Muito legal seu blog. até segui algumas dicas e está dando certo.
    continue assim.

    ResponderExcluir
  37. Nossa, não posso esquecer de favoritar teu blog jhaiojaojai vlw pelas dicas cara (Y)

    ResponderExcluir
  38. Nossa, parabéns pelo blog, ótimas dicas!
    Continue assim e muito sucesso!


    http://cantodoescritor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Boas dicas.. achei uma que precisava.

    ResponderExcluir
  40. o Blog é muito bom, conteudo de qualidade. Já estou seguindo, passarei aqui mais vezes.

    Abraço

    http://nacaodamusica.com.br/rockeriot/

    ResponderExcluir
  41. bom...
    salvei as dicas para depois ler com mais calam e aplica-las!


    http://debaixodocogumelo.blogspot.com/
    FIlosOfia SurReAlisTA de BoTeQUim

    ResponderExcluir
  42. muito bom seu blog várias dicas legais e úteis

    ResponderExcluir
  43. A melhor otimização do windows é o LINUX!

    ResponderExcluir
  44. valeu mesmo,isso vai me ajudar pra caralho.

    ResponderExcluir
  45. Esse Layout do seu blog está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  46. Belas dicas! Algumas já conhecidas, mas outras novas para mim.

    Credito principalmente à primeira, para aproveitar melhor minha banda. Está anotada. =)

    ResponderExcluir
  47. ok,... tlz eu não tenha nascido para a informatica... =D

    ResponderExcluir
  48. Legal o blog.

    Algumas das dicas eu já usava aqui, outras apliquei e parece que já estão dando um resultado legal.

    Abraços!

    http://solucomental.blogspot.com/
    http://ladobdiscotrash.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. que show as suas dicas!
    Só não tenho coaragem de usa-las :~
    eu sou muito estabanada com essas coisas
    kkkkkkkkk
    até!

    ResponderExcluir
  50. Gostei dessa dica. Ja estu usando.

    http://secret--words.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  51. Orkut blog acima ->
    Gostei das Dicas, pena q meu sistema operacional é o Vista. Caso queira vistar meu blog é:
    http://matheussantosdealmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. teu blog é de utilidade publica. Mais do que as dicas adorei a linguagem simples. Até eu, que nao entendo de configuracoes, consigui entender e seguir as dicas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  53. Comprei um note faz um ano e ele veio com Vista, e to com ele ate hj, no meu computador que eu usava tinha o Xp
    O Xp é bem interessante, o Vista tem umas facilidades visuais q são bacanas tb...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Xp é um dos melhores OS... to te seguindo por conta propria, sempre que puder vo vim ver suar dicas

    ResponderExcluir
  55. Ja conhecia esses procedimentos !!! Mas fica a dica a quem não conhece ;)!

    passa em nosso blog ;)

    ResponderExcluir
  56. Ótimas dicas.
    Há alguns dias minha navegação andava péssima. O computador alegada estar com "pouca memória virtual".


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Copiei e colei no meu word. Vou experimentar fazer isso! =)

    ResponderExcluir
  58. Boas dicas...mais infelizmente hehe para mim não obtira efeito nenhum uso um MACOSX [:D]

    ResponderExcluir
  59. Retribuindo a visita ao Ponto de Vista.

    Meus parabéns, seu blog também é show de bola.

    Rola uma parceria?

    Abraços.

    Ponto de Vista - Qual o seu?

    ResponderExcluir
  60. ÓTima dica mesmo!!!
    vou experimentar fazer isso flwzz obrigado!!


    futebol?
    http://www.sambadabola.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  61. Eu queria instalar o XP num HD Sata.....:( ...Nunca consigo.....Parabéns pelo blog...Abraços....

    ResponderExcluir
  62. Sua dicas são excelentes, valeu pelo ótimo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  63. Muito boas dicas e layout super.

    ResponderExcluir
  64. Caramba pirei com as dicas , mas soh uma pergunta , todas foram testadas e foram sucesso? porque tenho medo de fazer algo e der errado . www.conexaotoonami.blogspot.com responda? vote na enquete , entre na comu .. Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Nossa valeu pelas dicas, agora sei onde vir sempre que precisar de dicas, é bom ver blogs assim com temas legais, bom feriado.
    Se puder de uma passadinha no meu: http://silvousplaitmadame.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  66. Oiii!
    Passando para conhecer novos blogs, novos pensamentos, novas pessoas!
    Amei seu post!
    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  67. Sou completamente leiga em informática, por isso adorei essas dicas.

    ResponderExcluir
  68. Otimas dicas, algumas ja conhecia outra tive oportunidade de conhecer.parabens!

    ResponderExcluir
  69. vo esperemintar

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  70. kra vc e seu blog
    so a salavçao da lavoura para sujeitos que nem eu que nao sabem muita coisa de informatica laém de navega r na rede
    abraço
    http://aflaudisiodantas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  71. Querido amigo avassalador...
    Otimas dicas para quem não é do ramo! Vou seguir algumas.

    ResponderExcluir
  72. Muito boas as dicas. Vou dar sempre uma olhada aqui.

    obrigada

    http://infonews2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Olá

    Vou mostrar para o meu maninho, porque eu "sofro" com essas coisas.
    Valeu pelas dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  74. mas uma vez vou comentar aqui...
    agora li as dicas e estou aplicando e elas são ralmente de grande valor..vlw! sucesso!


    http://debaixodocogumelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  75. que legal o seu blog parabens ...
    voce quer parceria ?
    http://gs-ajudablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  76. que otimo blog com essas informações ajudarão muitas pessoas
    parabens mesmo inclusive pelo template

    ResponderExcluir
  77. Vou fazer e ver no q vai dar...valeu a dica

    ResponderExcluir
  78. eu fiz... ficou muto bom!
    Parabéns, cara!
    Parabéns mesmo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  79. suas dicas fazem sucesso heeim . parabens pelo blog . www.conexaotoonami.blogspot.com passa?

    ResponderExcluir
  80. ohhh belo blog!
    Informações necessárias xD
    Abraços

    ResponderExcluir
  81. putz amei!
    vo utilizar de algumas dicas
    ahhaha

    bjos

    http://www.cogumeloerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  82. Olá! A seleção de dicas sobre o XP está muito bem explicada, parabéns! Já fiz isso dos 20% e funciona mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
  83. Parabéns por esse blog é de grande utilidade o que vc faz, parabéns msm!

    Gostaria que visitasse meu blog:

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    Abraços!

    BRUNO

    ResponderExcluir
  84. Seu post é interessante amigo, mas eu não entendo nada, o que é um erro eu sei vou me interar mais sobre o assunto ok?

    ResponderExcluir
  85. eu tentei
    não sei se deu certo mais melhoro so um poko

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  86. Olha... eu tenho que confessar que não sou a pessoa mais bem informada quando o assunto é informática. Logo, achei o teu blog super interessante, há dicas muito úteis aqui. [2]

    E se num for der nada errado com meu pc, com certezaa vou colocar essas dicas em praticaa!

    parabes pelo blog! o//

    ResponderExcluir
  87. Muito legal encontrar blog´s como este.. Dias atrás passei um sufoco com o meu Note, em razão do surgimento da temível tela azul... Tentei, tentei, tentei resolver, mas não consegui... O jeito foi desembolsar 60 euros para a reparação... Ter conhecimentos de informática é essencial na atualidade.. Às vezes, me vejo pensando o que adianta falar três línguas se ainda não sei lidar com uma linguagem extremamente importante, a língua dos computadores... Na brincadeira de querer arrumar meu PC, acabei formatando tudo sem realizar Backup... Estou ainda tentando superar a dor da perda de inúmeros arquivos... lol

    ResponderExcluir
  88. Ótimas Dicas !
    Eu tenho uma apostila, que contém todos esses "truques".
    Todos de resultado verdadeiro !
    ---------------------------------------------------
    Ja viu a Vó Naná Na Playboy ?
    Ja viu a entrevista coletiva do Ronaldo no caso dos Travecos ?
    Ja viu a Playboy da Tati Quebra Barraco ?
    Ja viu a Mulher Abacaxi ?
    Ja viu o novo filme da Brasileirinhas, adivinhe quem é o novo ator ?!
    Ja viu a mulher gelatina ?
    Ja viu a daçarina do "Kika-Kika no Calcanhar" ?

    NÃO ?

    ENTÃO ACESSE MEU BLOG !
    PODE FIKAR TRANK'S, NÃO É VÍRUS... ;D

    http://bizarreniux.blogspot.com/

    SE GOSTAR, DE UM CLICK EM ALGUMA PROPAGANDA ! (Y)
    DESDE JA, OBRIGADO PELA ATENÇÃO ! =)

    ResponderExcluir
  89. caramba meu pc ta vuando nunca vi ele assim nem qndo comprei..
    vlw pela dica

    ResponderExcluir
  90. muito bom isso

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  91. Muito boa essa dica aumentou um pouco velocidade do dow aki ;p

    abraço

    ResponderExcluir
  92. Boas dicas! Vou ver o que faço!

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  93. Essa dica parece um pouco mais fácil do que a outra... Vou tentar me conectar mais e otimizar o meu PC! Abç

    ResponderExcluir
  94. Ótimas dicas. Usaria algumas se aqui não tivesse o lixo do vista.

    ResponderExcluir
  95. Eu sempre fazia isso com o xp ;)
    Mas agora uso o vista, e curto o desempenho dele. Mas eu desativei a barra lateral, porque na hr de inciar o sistema pesava um pouco

    ResponderExcluir
  96. Fala rapaz!

    Dicas anotadas!
    Assim que tentar, volto aqui para dizer se funfou ou não.

    forte abs

    ResponderExcluir
  97. O seu blog é muito bom por expor dicas de informática, que não é o meu forte. Vai me ser útil.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  98. muito legal cara,tinha visto o da internet, mas gostaria de saber se funciona com ip fixo de internet a radio...

    ResponderExcluir
  99. blog legal

    passe lá no meu

    http://blogdopeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  100. Retribuindo a visita ao meu blog...
    http://manicait.blogspot.com ....
    também estou achando o seu blog interessante e vou acessar mais seguido....

    ResponderExcluir
  101. Já estou como seguidor de seu blog....

    ResponderExcluir