quarta-feira, 29 de abril de 2009

Manutenção, Recuperação e Detalhes de dados e do HD.

Hoje vou indicar um programa ótimo para você recuperar dados apagados e reparar alguns arquivos corrompidos ou danificados de maneira bem simples. Todos que tem contato com o mundo da informática já deve ter se deparado com o problema quase fatal de perder seus arquivos "misteriosamente", ou excluiu coisa que não devia por acidente.
Dica importante para a recuperar seus dados, é não reiniciar o pc enquanto não tiver recuperado completamente o arquivo, assim provavelmente você recuperará seu arquivo sem problemas.

Antes vou falar um pouco sobre HD, para que você usuário, entenda o sistema e os recursos disponíveis nesse programa que aliás é bem intuitivo, um dos meus recursos favoritos é você detalhar seus dados e pastas e identificar o espaço utilizado por todos e eliminar facilmente o excesso de dados do Windows, o que é importante e muito difícil e lento de se fazer pelo recursos próprios do Windows!

Então vamos lá...

A origem da palavra HD vem das palavras Hard Drive do inglês e significa Disco Rígido. Disco Rígido é aquele disco (ou mídia) que você geralmente não transporta consigo para o trabalho.

Quando um HD é fabricado ao final do processo é feito a sua Formatação Física.
Que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os badblocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo ao leitor do HD localizar seus dados corretamente.

Agora, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado por um sistema operacional, é necessária outra formatação; a chamada de formatação lógica, que não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for necessária.

E o programa Easy Recovery Professional é um grande software que permite você recuperar de seus arquivos facilmente.

Ele possui ferramentas de diagnóstico do disco rígido e do sistema de arquivos, ferramentas de recuperação de arquivos excluídos e formatados, e de restauração de arquivos corrompidos, zipados e gerados em programas do Microsoft Office.
Download Easy Recovery Professional

Dependendo de como foi formatado o HD os dados podem ser recuperados com defeitos, ou seja nem todos os arquivos terá 100% de recuperação.

Seu manuseio é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

Após seu download descompacte-o em uma pasta de sua preferencia, e execute-o pelo ícone "EasyRecovery.exe"

Para recuperar dados
Na aba "Data Recovery" do programa podem ser encontradas essas opções.

Advanced Recovery: Recupera dados mediante a uma opção mais detalhada por exemplo, vc só quer q recupere arquivos com extensão em .AVI e ele só mostrara arquivos nessa extensão.

Deleted Recovery: Recupera arquivos deletados, "não formatados" exemplo: tudo q foi mandado p/ a lixeira ou apagado permanentemente do Hd ele o encontrará.

Format Recovery: Tudo aquilo quem foi formatado pelo HD será encontrado.

Raw Recovery: Recupera qualquer arquivo irrelevante seu sistema operacional, essa opção serve se no seu hd continha uma partição Linux

Resume Recovery: Mostra a data de qnd um hd foi recuperado, e as informações que foram salvas

Emergency Media: Cria um disco de emergência, caso seu hd não suba o sistema operacional por exemplo por corrompimento do hd ou sistema, esse disco de boot pode auxilia-lo p/ recuperação.

Para detalhar seu Disco Rígido
Na aba "Disk Diagnostics" do programa podem ser encontradas as opções.

DriveTest: Teste avançado para encontrar possíveis problemas em seu HD, e corrigi-los.

SmartTest: Teste rápido para encontrar possíveis problemas em seu HD.

SizeManager: Esta é uma das melhores e mais importantes opção do programa, aqui o programa varre o disco em busca da informação de tamanho de todos os arquivos e pastas. Nessa opção você pode saber qual é a pasta que mais(ou menos) ocupa espaço no seu HD, de forma simples e detalhada. Ótima para quem está com o HD cheio mas não encontra os arquivos que estão prejudicando o espaço.

PartitionTest: Analyza a estrutura das partições no HD, evitando problemas.

Boa sorte !

40 comentários:

  1. gosto muito de computadores,principalmente "mexer" mais a fundo, formatação é algo muito importante, o meu já formatei inúmeras vezes, ñ sei como ainda ñ acabei com o hd rsrsrs... principalmente a recuperação dos arquivos, ñ conhecia esse programa e vc explicou muito bem, ótimo blog XD

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre venho aqui, ma snunk tenho mtu a falar pq num entendo nd de pc (eu jah disse isso)! sahsauhsauasaush Mas vou continuar vindo de prestigiar, moço! ;)
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. Naum vou mais perder meus dados no PC !!!
    vlw,,, excelente blog!
    www.supervarietyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. muito bom..
    como já disse num post anterios..
    aprendo muito com esses posts

    ResponderExcluir
  5. hahahaha depois de um mês de dano físico no meu HD 'ntdlr'

    ResponderExcluir
  6. muito bom,estou aprendendo cada vez mais com esse blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Pascoal! Recebestes um selinho do meu blog!

    É soh passar lah colar o selinho no teu blog e seguir as regras!

    http://www.nandyslife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que bacana um dia precisei disso!
    Vou querer aplicar!
    fiquei sabendo tb que existe 2 tipos de formatação, a lógica e a física.
    Da divisão do hd em trilhas já sabia

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. nossa...agora estou ferrada se eu apagar um arquivo que ninguém pode ler. Não vou mostrar esse blog para o meu marido =p

    hahahahahaha
    brincadeira

    muito massa essas informações.
    Vou mostrar para o meu marido.

    ResponderExcluir
  10. Puxa vida, toda vez que venho aqui aprendo uma coisa bacana sobre o PC. Já fiquei puto por ter deletado um arquivo sem querer. Agora já sei como resolver.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Já é a segunda vez que tu cai em cima de mim no tópico 'comente no blog acima', heheheh
    adoro as informações que tu posta, sem dúvida muito úteis e complementares.
    .
    Filhas da PUC
    www.filhasdapuc.com

    ResponderExcluir
  12. Háhá aqui estou eu de novo para aprender melhor a usar o pc, e seus programas alias adorei a dica sobre manunteção e recuperação, beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas. quando precisar de ajuda vou correr atrás de vc. sou uma dinossaura em algumas coisas relativas à net...

    ResponderExcluir
  14. ótimas as dicas!!! Valeu mesmo hein??

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica e ainda por cima com o link p/ fazer o download. Muito bom!!
    Beijinhos de Rozangela Melo
    Se quiser retribuir a visita, fique à vontade...
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog
    http://www.cgfilmpictures.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adoreii a dica, até fiquei balançada pois tem um elemento no pc danificado e que é necessário para a instalação no plus, mas sei la´não sei mexer nessas coisas, melhor deixar como ta mesmo, mas gostei da dica;

    beeijos

    ResponderExcluir
  17. Funcionalidade blogueira é isso aí.
    Meus descendentes, que cuidam do meu pecê, já anotaram as instruções.

    ResponderExcluir
  18. Mais um programa que baixo ao entrar aqui. rsrsrs

    Mas é tanta coisa interessante que encontro que vou baixando e baixando. O blog já esta no favoritos, como S.O.S rsrs

    http://catarsee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Mais um excelente post ...mas para recuperação de arquivos eu também recomendaria o File Scavenger que é ótimo também !

    Se puder, faça uma visitinha !
    http://toupeiracorreio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Boas dicaas cara! sempre uteeis... continue com o blog (y)

    heey, nao te vi por aki ainda, http://brunosass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. comentando de novo para não ficar com fama de caloteiro ... mas vale a pena dar uma conferida no file scavenger para recuperar arquivos de HD formatado !

    http://toupeiracorreio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Ótima dica, rapaz. Ja estou baixando. Não sei se vou conseguir usar direito, mas estou baixando!

    ResponderExcluir
  23. Massa seu blog!
    Com suas dicas deve ajudar muitas pessoas! :)

    ResponderExcluir
  24. Que bacana um dia precisei disso!
    Vou querer aplicar!
    fiquei sabendo tb que existe 2 tipos de formatação, a lógica e a física.
    Da divisão do hd em trilhas já sabia

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  25. Opa, já usei esse programa mas não consegui recuperar muita coisa. Porém, algo que eu não queria que recuperei ;)

    ResponderExcluir
  26. É bom ter um blog assim, cheio de dicas.

    Obrigada:D

    ResponderExcluir
  27. Como já comentei antes. Não tenho muito o que comentar por não ser bem a minha área...
    Mas pode ter certeza que é muito útil por sempre usarmos essa ferramenta que é o tal do computador.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Querido amigo avassalador...
    Depois de experiencias traumaticas com perda de dados... tenho o habito de trabalhar com um pen ou cartão de memoria espetado... e salvo tudo!
    caso precise formatar .. nem ligo!
    tenho tudo salvo em pen ou ainda no provedor do email( truque muito bom! envio por email e deixo aquivado lá)

    ResponderExcluir
  29. flaaa
    curti a dica
    aii q tal tu da uma dica contra virus hsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  30. adorei esse post, foi muito útil! bom saberque tem esse programa que dá pra recuperar arquivos deletados de forma indevida

    ResponderExcluir
  31. Tenho dois selos pra vc. Passa no meu blog pr pegar.

    bjos

    ResponderExcluir
  32. E ahe cara!!! deixei um selo pra ti no meu blog

    depois passa lá pra pegar


    BRazz

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o seu blog AvassaladorEstou aqui lhe convidando a visitar o meu blog, muito simples por sinal, estarei lá lhe aguadando para se possivel seguirmos juntos por eles Estarei de braços abertos lhe esperando lá http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir